domingo, 9 de dezembro de 2012


Viagem de Estudos

Porto Alegre é a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. É uma cidade repleta de atrações e de histórias. Os alunos das Turmas 101, 102 e 103 – 1º ano do Ensino Médio Politécnico realizaram uma viagem de estudos à capital gaúcha, no dia 03 de dezembro, acompanhados pelas Professoras Firléia Guadagnin Radin e Marisete Tramontina Beltrame. Foi a culminância dos trabalhos realizados sobre os Setores da Economia, especialmente o Setor Terciário – Comécio e Serviços.
            O roteiro passou por diversos pontos turísticos e locais importantes de Porto Alegre, como a Praça da Matriz, em torno da qual se encontram os três -e porque não dizer, os quatro poderes: Poder Executivo – com o Palácio Piratini, Poder Legislativo – com o Palácio Farroupilha ou Assembléia Legislativa, Poder Judiciário – com o Palácio da Justiça e, o Poder da Igreja, com a Catedral Metropolitana. Além disso, passearam para Rua da Praia, Praça da Alfândega, Esquina Democrática, Largo Glênio Peres, Prefeitura Municipal e Mercado Público - Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade.

            Os alunos e professores visitaram ainda a Redação da Zero Hora e o Shopping Barra Sul, que reúne variadas lojas, serviços diferenciados e ampla infra-estrutura de entretenimento. Aí, puderam inclusive ir ao cinema.
Toda viagem é fonte de novas experiências e conhecimentos. Cada aluno certamente teve um olhar diferente sobre os locais visitados. O que mais  chamou a atenção? O que mais impressionou? O que dizer dos porto-alegrenses? O que dizer do Palácio Piratini, da redação da Zero Hora, do shopping ou do cinema?

Um pouco sobre Porto Alegre:
         Tem uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com a chegada de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhões de habitantes. A cidade enfrenta muitos desafios, entre eles a grande população ainda vivendo em condições de pobreza e sub-habitação, um alto custo de vida, deficiências sérias no tratamento de esgotos, muita poluição e degradação de ecossistemas originais, índices de crime elevados (embora indicando uma tendência de queda) e crescentes problemas de trânsito.
Por outro lado, ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais.
Além disso, Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo, e tem uma infraestrutura em vários aspectos superior à das demais capitais do Brasil. Foi manchete internacional quando sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial e foi escolhida recentemente como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações centenárias e numerosos museus. (Informações obtidas na Wikipédia)
Confira algumas fotos da viagem e dos locais por onde passamos:
 

Um comentário:

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para mim.
Volte sempre!