Curso TICs

Neste espaço, estarei postando atividades relacionadas ao Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, curso semipresencial desenvolvido no ambiente e-Proinfo, na turma do NTG-Bento Gonçalves, com a Tutora Marli Dagnese Fiorentin, minha colega de trabalho - pessoa fantástica e referência no uso das TICs.
As aulas presenciais estão acontecendo no Colégio Estadual Pe. Colbachini, Nova Bassano - RS. 
O curso está se desenvolvendo no segundo semestre de 2014.

Estarei colocando aqui: 

- Plano de Aula
- Descrição da aula
-Materiais elaborados no curso
- Formulários
- outras produções
...

A importância do Blog no Processo de Ensino e Aprendizagem

Como tarefa do curso “Ensinando e Aprendendo com as TICs”, fiz um comentário sobre a importância do Blog no Processo de Ensino e Aprendizagem, a partir de leituras propostas pela Tutora, Profesora Marli.

Os Blogs são um recurso riquíssimo de ensino e aprendizagem, dentro e fora do ambiente escolar. No nosso caso, como professores, devemos ter uma intenção pedagógica em nossos blogs; mas como pessoas, podemos “brincar” e “nos encantar” com eles, como as crianças e jovens fazem.

As leituras, vídeos e blogs sugeridos para visitação nos oferecem um painel muito bom do que podemos buscar e esperar com o uso pedagógico dos blogs, seja como recurso ou como estratégia pedagógica. 

Por exemplo, perceber que os blogs desenvolvem a alfabetização digital para comunicação e publicação, a leitura e a escrita, a habilidades de trabalho em grupo, a organização de fontes de pesquisa, assim como a autonomia, a construção colaborativa do conhecimento e o respeito às individualidades, colocando o professor como mediador no processo de aprendizagem. 

Os blogs, além disso, permitem que se avalie a capacidade de criar e entender ligações entre textos, a capacidade de análise e crítica, de transformar a informação em conhecimento, de trabalhar em grupo, de desenvolver estratégias de colaboração.

Nos diferentes tipos de blogs (acadêmicos, entre professor-aluno, coletivos, entre alunos), eles podem se constituir como recursos pedagógicos quando se tornam um espaço de acesso à informação especializada e de disponibilização de informações por parte do professor. Já o blog como estratégia pedagógica, passa por mecanismos que o tornam um espaço de intercâmbio e colaboração entre alunos e entre escolas, um espaço de debate e integração, ou ainda como um portifólio digital. 

Como os títulos sugeridos para a leitura já resumem, o uso de ambientes colaborativos é uma tendência para área educacional e, publicar na rede ajuda a ensinar e aprender.

Bem, por tudo isso, fica evidenciado o poder dos blogs na educação e na aprendizagem, seja de alunos ou de professores. Devido à Profe. Marli, já fiz uma experiência com o uso do blog de forma pedagógica. Foi um bom começo. E desafio é dar sequência, é persistir no seu uso. Se entendemos de fato as possibilidades que os blogs nos apresentam, bem, então será preciso continuar a trilhar estes caminhos.


Módulo 2 - Atividade 8

Aula com Mapas Conceituais
PLANO DE AULA - ASSOCIANDO HISTÓRIAS
          Disciplina: História

            Turmas: 301 e 302 – 3ºs anos do Ensino Médio Politécnico

            Professora: Firléia Guadagnin Radin

Escola: Colégio Estadual Pe. Colbachini  - Nova Bassano - RS
       INTRODUÇÃO: Que relações podemos fazer entre diferentes acontecimentos históricos? Que aprendizagens podemos construir dessas relações?  Será possível relacionar acontecimentos históricos consagrados nos livros com a nossa realidade local, no momento atual?

Quantas vezes na história uma morte inesperada mudou o rumo dos acontecimentos? Quantas vezes renúncias, atentados, golpes, promessas, pretextos, conflitos... foram razões para mudanças, permanências, avanços ou retrocessos ... na história? Como poderia ter sido diferente?


De que modo podemos apresentar essas associações, de modo a facilitar sua explicação e compreensão?


OBJETIVO DO TRABALHO:

- Associar diferentes momentos da história mundial e do Brasil, a partir de aspectos que possam ter em comum, ou contrários, e tecer relações com a história local ou estadual.

- Conhecer os Mapas Conceituais e as suas possibilidades, utilizando a ferramenta Cmap Tools para organizar e apresentar o trabalho.


EXEMPLOS DE ASPECTOS A ANALISAR: promessas de reformas, de liberdade, de democracia; renúncias, golpes, pretextos para ações políticas: assassinatos, mortes; estratégias para se manter no poder; disputas políticas; terrorismo; formas de manifestação do povo: pacífica ou violenta; democracia e ditadura; eleições e campanhas eleitorais; diferenças entre propostas políticas: reforma ou ruptura – revolução; conflitos e guerras – internas e externas; diferenças entre grupos políticos: de esquerda, de direita (de centro?); decorrências econômicas das decisões políticas para a sociedade; divisão entre capitalistas e socialistas (ainda existe?); o que diferencia as políticas dos países atualmente?

ESTRATÉGIAS ADOTADAS

   1)    Fazer com os alunos no quadro um Mapa Conceitual, explorando as suas possibilidades;

   2)    Conhecer no laboratório de informática o software Cmap Tools, seu funcionamento e recursos;

   3)    Experimentar o software, criando um Mapa Conceitual com um tema de livre escolha;

  4)    Em grupos, pesquisar (com livros e uso da internet) os assuntos históricos que se pretende associar, buscando estabelecer as possíveis relações.

   5)    Organizar um Mapa Conceitual usando o Cmap Tools, que dê conta das etapas do trabalho, conforme descrito abaixo;

   6)    Apresentar o trabalho, em grupos, e avaliar coletivamente a atividade como um todo.


ETAPAS DO TRABALHO:

1) Escolher um aspecto a ser trabalhado: conceituar, caracterizar;

2) Contextualizar esta situação num momento histórico da história mundial;

3) Contextualizar esta situação num momento histórico da história do Brasil;

4) Associar os dois contextos, apontando semelhanças, ou diferenças, ou decorrências, ou... presentes em ambos os contextos históricos (item 2 e 3);

5) Identificar o aspecto escolhido na realidade local (em Nova Bassano, região ou Estado do RS);

6) Imaginar como poderia ter se desenrolado a história, se algo tivesse acontecido de maneira diferente... e que implicações isso traria para o momento atual (para melhor ou para pior).


            SUGESTÕES AOS GRUPOS DE ALUNOS:

- Utilizar-se de: autonomia, senso crítico, espírito colaborativo, autoria;

- Apresentar utilizando o Cmap Tools e outros recursos multimídia: vídeos, Power Point, Prezi.. (a critério do grupo);

- Sugere-se aos grupos organizar uma atividade avaliativa (ou auto-avaliativa) sobre o seu trabalho para os colegas da turma, usando a lousa digital;

- Pode-se utilizar jogo, experimentação, interação, simulação...

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE EM SALA DE AULA –
ASSOCIANDO HISTÓRIAS

            Disciplina: História
            Turmas: 301 e 302 – 3ºs anos do Ensino Médio Politécnico
            Professora: Firléia Guadagnin Radin
Escola: Colégio Estadual Pe. Colbachini  - Nova Bassano - RS
INTRODUÇÃO: A aplicação deste Plano de aula, motivada pela ânsia de promover uma aprendizagem significativa da história, explorando a autonomia e autoria nos alunos, veio de encontro também à proposta do Curso “Ensinando e Aprendendo com as TICs”, que visa oferecer subsídios teórico-metodológicos e práticos para que os professores compreendam o potencial das TICs no ensino e na aprendizagem, desafiando os professores cursistas a aplicar em sala de aula os conhecimentos obtidos no curso.
RELATO DA EXPERIÊNCIA:
Nas aulas de História nos 3ºs anos do Ensino Médio Politécnico, no Colégio Estadual Pe. Colbachini, após trabalhar com as turmas sobre a 1ª Guerra Mundial, e a partir de discussões feitas em sala de aula, estávamos percebendo as associações que podem ser feitas entre diferentes momentos históricos, em função de algo que tenham em comum: uma morte inesperada (como a de Eduardo Campos, um atentado, entre outros...).
 Pensando nisso, construímos uma proposta de trabalho em grupos que buscasse estas relações, conforme descrito no Plano de aula, que veio de encontro à proposta do Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs de trabalhar com Mapas Conceituais.
Assim, após a participação no Chat do dia 24 de agosto, com troca de ideias e a sugestão da Prof. Marli, iniciei o desenvolvimento da proposta em sala de aula, já no dia seguinte, 25 de agosto (na turma 302), da seguinte forma: inicialmente construímos coletivamente no quadro um “esquema” sobre a 1ª Guerra Mundial. A seguir apresentei este “esquema” como um “Mapa Conceitual”, falando sobre as possibilidades que ele nos dá para organizar informações e aprendizagens, auxiliando na construção de conhecimentos significativos. Após, assistimos um vídeo que apresenta o funcionamento do Software Cmap Tools e combinamos para na próxima aula explorarmos o seu funcionamento no Laboratório de Informática da escola, o que aconteceu na semana seguinte, com a elaboração de um Mapa Conceitual com tema de livre escolha dos alunos. Este Mapa foi salvo como imagem e enviado para o meu e-mail.
Partimos então para os estudos envolvendo as histórias que se buscava associar, pesquisando com o livro didático e o uso da internet, além do diálogo, com troca de ideias e reflexões. Por fim, fomos novamente ao Laboratório de Informática construir o novo Mapa Conceitual com os temas do trabalho proposto, que  está agora sendo utilizado nas apresentações dos grupos.
Foi possível seguir os passos planejados, embora o desafio tenha sido grande, para professor e alunos, que, após compreenderem a proposta, se envolveram com as atividades e deram conta de realizar o que foi proposto.
A seguir, algumas imagens da atividade realizada:
   1)    Fazer com os alunos no quadro um Mapa Conceitual, explorando as suas possibilidades
   2)    Conhecer o software Cmap Tools, seu funcionamento e recursos, através de vídeos e no laboratório de informática:
   3)    Experimentar o software, criando um Mapa Conceitual com um tema de livre escolha:
  4)    Em grupos, pesquisar (com livros e uso da internet) os assuntos históricos que se pretende associar, buscando estabelecer as possíveis relações:
   5)    Organizar Mapa Conceitual usando o Cmap Tools, que dê conta das associações entre “as histórias”:
   6)    Apresentar o trabalho, em grupos, e avaliar coletivamente a atividade como um todo:  




      AVALIAÇÃO: A experiência foi muito valiosa, alcançando êxito e mostrando que é possível, sim, com uma certa dose de iniciativa e desacomodação, propor aulas diversificadas, explorando os recursos das TICs, de modo a produzir aprendizagens com mais significado para os alunos.
 

Módulo 3 - Atividade 10

Texto Colaborativo sobre o Blog Minha Caixa Mágica

 Segue o link do texto colaborativo que eu e minhas colegas Claudete Zanella e Cirlei escrevemos, analisando um blog muito especial: Minha Caixa Mágica, com muitas coisas interessantes para qualquer professor se deliciar...

TEXTO COLABORATIVO



Módulo 3 - Atividade 11

Atividade com Formulário - Autoavaliação da 2ª MEMPI



Módulo 3 - Atividade 13

Apresentação Colaborativa sobre o texto
"Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola"

Aqui está a apresentação colaborativa que eu e minhas colegas Claudete Zanella e Cirlei fizemos, a partir do texto "Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola", de Pedro Demo.






Módulo 3 - Atividade 12

Hangout - Google Drive - Computação e armazenamento na nuvem

 Em nosso curso, houve um Hangout com o Professor José Carlos sobre este tema. Aí está o vídeo do Hangout:




O Hangout foi muito interessante: bem claro e explicativo. Começou dizendo o que a Computação na Nuvem trata-se de uma série de computadores espalhados pela internet, onde se pode armazenar dados (informações) e recursos a serem explorados, sem estarem instalados no nosso computador pessoal, com a possibilidade de interação com outras pessoas (de forma colaborativa), e usando diferentes dispositivos, desde que possuam acesso à internet, dispensando o uso do nosso próprio computador.
Quanto à segurança, a computação e armazenamento na nuvem requer os mesmos cuidados que se tem com outros recursos das TICs, e cuidados com senhas, firewall, antivírus, além da possibilidade de usar criptografia, coma vantagem de que, pelos dados estarem distribuídos na nuvem, dispensa backup, além de que os dados ficam replicados.
Existem vários meios de armazenamento e compartilhamento além do Google Drive, como Dropbox, Box, Mega, entre outros. O professor José Carlos recomenda o Google Drive pois ele oferece também um pacote de ferramentas amplo e integrado, onde os diferentes documentos criados e compartilhados e as diferentes ferramentas podem conversar entre si.
(imagem)
Foram apresentados na prática vários recursos disponíveis no Google Drive, e como fazer algumas operações, passeando no Google Drive, organizando e gerenciando arquivos, vendo como construir documentos úteis, como incorporar, compartilhar, publicar, construir de forma colaborativa, criando wikis (textos colaborativos) e bibliotecas compartilhadas, inserir, comentar, anexar, construir formulários de forma colaborativa ...
A experiência foi duplamente válida: por trazer informações e conhecimentos novos e ser uma experiência prática daquilo que se prega: usar as ferramentas das TICs de forma colaborativa e na construção de conhecimentos significativos. Valeu!

Módulo 4

Criação de Objeto Multimídia

 Entre as sugestões de objetos multimídia trabalhados no curso, segue aqui uma nuvem de palavras, bem interessante... Neste exemplo, a nuvem foi feita com algumas palavras que tem relação com a HISTÓRIA.


Valeu o aprendizado!

Avaliação Final do Curso


Avaliar é sempre uma tarefa complicada. Autoavaliar-se, também. Mas é importante e necessário para perceber avanços, permanências, possibilidades... Com relação às expectativas iniciais, chego ao final do curso satisfeita comigo mesma pelas aprendizagens realizadas, pela aplicação dessas aprendizagens pessoais com meus alunos, propiciando que eles também desenvolvessem novas habilidades e construissem novas aprendizagens... A forma como o curso foi organizado nos levou a avançar e a produzir. Podemos dizer que houveram algumas "cobranças", mas sem elas muitas vezes nos acomodamos... Graças a elas eu, particularmente, desenvolvi mais. Muitas coisas foram positivas. Destaco a divulgação e exploração dos blogs como ferramentas pedagógicas; os vários objetos multimídia, desde o módulo "um", que para mim foram novidade: livro digital, fotonovela, nuvem de palavras... e tantos outros. Ainda me cobro por fazer mais com os alunos, que estão lá na ponta deste processo todo, e que são a razão de ser de nosso trabalho. Ainda assim, considero que avancei, mas percebo como nunca que tenho muito para vançar! Parabéns à nossa formadora, Profesora Marli, pelo seu conhecimento, pelo seu dinamismo, por estar sempre disponível, pela forma como consegue conduzir os trabalhos, produzindo em nós uma sede cada vez maior nesse campo do uso das TICs.

2 comentários:

  1. Adorei! Tudo muito bem relatado e demonstrando a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Parabéns!

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  2. Estamos no final do curso. Agradeço pela sua participação. Foram mostradas possibilidades de uso das tecnologias para a aprendizagem, mas agora cabe a você aprofundar e explorar na prática as ferramentas vistas no curso. Dúvidas sempre existirão, mas elas serão resolvidas experimentando, trocando ideias com colegas , com alunos. Conte comigo sempre que precisar. Algumas atividades ficaram pendentes, O blog do curso por enquanto continuará no ar se precisar consultar os materiais. Espero que o curso possa ter contribuído para uma consciência da necessidade e uso adequado das tecnologias para ensinar e aprender e para a tua motivação na busca de mais conhecimentos para integrar à prática pedagógica. Um grande abraço!

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