segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


“Férias são férias... Em qualquer lugar...
Em Nova Bassano também...”

“Férias, tempo de descansar, de espairecer, de recarregar, de ler, de planejar, de organizar, de fazer nada... É tempo de dormir além da conta, de assistir filmes, de ficar com a família, de encontrar os amigos, de passear, de viajar... e tantas outras coisas.
Quanto ao item “passear e viajar”, nem sempre é preciso ir longe para se curtir uma bela paisagem ou descobrir um novo local, com suas particularidades e belezas. Nossos pequenos municípios da serra gaúcha, por exemplo, possuem muitos recantos encantadores. Nós, seus habitantes, é que muitas vezes não sabemos valorizar o que temos, até porque faltam investimentos em infraestrutura básica, cuidados com manutenção e promoção de suas histórias e de seus pontos turísticos.”
Assim começa o texto que escrevi e foi publicado no Jornal Gazeta Cultural, de Nova Prata, em sua edição de fevereiro de 2013.
 
A seguir, o texto fala algumas curiosidades da história de Nova Bassano e apresenta dados de seus principais pontos turísticos e belezas naturais: Igreja Matriz, Torre ou Campanário, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Praça Colbachini, Cruz de Caravágio, Parque Municipal de Eventos, Recanto de São Francisco, Cascatas da Boa Fé r de São Bernardo, Camping do Rio Carreiro.
“Neste pequeno município vive um povo trabalhador, hospitaleiro, simples e educado, que cultiva o costume de seus antepassados, na tradição, religiosidade, alegria de viver e, em especial, nas festas coloniais, com a farta e gostosa gastronomia típica italiana.
 
Em Nova Bassano, assim como em toda região e país, esta é uma época do ano em que as atividades andam num ritmo diferenciado... Estamos “de férias”... Esta pausa nas atividades cotidianas é importante para repor as energias e evitar o estresse. Seja da forma que for, direcionar a atenção a lugares, temas e pessoas que não convivemos diariamente ajuda a gerenciar as tensões do dia a dia.
Porque não passear pelo município de Nova Bassano...”

3 comentários:

  1. Viva as férias! Temos sim o privilégio de morar num lugar bonito e agradável. É só sair do comodismo e mexer o esqueleto. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, em Nova Bassano há vários pontos turisticos maravilhosos q as vezes nem os conhecemos.Nem precisamos viajar para longe, é só olharmos para as belezas naturais q ue aqui temos e admirá-las. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. E explorar o seu município, tem a vantagem de que pode ser feito em qualquer dia, num final de semana qualquer... Nem precisa esperar as férias, pois estas, já foram...
    Agora, vamos ao trabalho!
    Avante colegas!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Seu comentário é importante para mim.
Volte sempre!